Como já falamos aqui no blog outras vezes, o projeto de criação de um site não pode se limitar a design e programação. Mais do que isso, é preciso desde o início pensar em sites otimizados como soluções de marketing.

Desta forma, é preciso trabalhar para entregar, também e principalmente, performance e resultados facilmente medidos. É necessário, portanto, criar um site alinhado a um planejamento de marketing digital no qual o conteúdo seja protagonista.

Nesse sentido, fazer uso de práticas de SEO é essencial numa estratégia de marketing para impulsionar negócios e gerar resultados. Um posicionamento relevante nos mecanismos de busca, especialmente o Google, por si só já é o bastante para elevar o tráfego de seu site. Quanto mais portas estiverem abertas para seu site, maior será seu alcance sobre o potencial público.

Mas afinal, como fazer para criar sites otimizados? Aí vão 5 dicas primordiais para você começar a pensar em suas estratégias de conteúdo e SEO:

1. Seu site precisa ser Mobile Friendly (otimizado para dispositivos móveis)

Não é novidade que o número de usuários de internet via smartphones cresce a cada dia. Mas você sabia que o Google alterou (e vem alterando) seus critérios para rankeamento baseado na otimização e velocidade de abertura dos sites em dispositivos móveis?

Isso significa que os chamados sites mobile friendly, seja um site responsivo ou um mobile site, largam na frente na corrida pelos primeiros lugares do Google e demais buscadores. Especialmente se a busca for realizada a partir de um telefone celular.

2. Seu site deve ser rico em conteúdo

Como já falamos antes, é necessário abrir diversas portas para o seu site com o objetivo de aumentar o tráfego. Quanto mais conteúdo rico e diversificado seu site possuir, mais perto do topo nas buscas ele estará.

Sendo assim, trabalhe bem suas principais palavras-chave. Descubra quais são os termos de pequisa do seu nicho de negócio mais procurados nos buscadores. E por fim, monte uma estratégia de conteúdo que te faça ir além do básico.

Mas importante, não caia na armadilha de publicar qualquer coisa apenas para repetir suas palavras-chave! Lembre-se que um bom texto para o leitor é potencialmente um bom texto para os robôs do Google e demais motores de busca.

3. Link Building é primordial para o seu site

Não tem jeito, uma das principais formas de fazer seu domínio crescer em autoridade ainda é o trabalho de conseguir links para suas páginas.

Procure parcerias com domínios relevantes. Crie conteúdo para outros sites e que levem até o seu. Trabalhe no sentido de rede, e seu site estará num bom caminho para ganhar relevância e autoridade.

4. Construa uma complexa teia de links internos em seu site

Além de uma estratégia de link building que agregue relevância ao seu site, parte importante do trabalho de SEO é cuidar também para que haja uma intensa troca de links entre suas próprias páginas. Nesse aspecto, o blog surge como ferramenta primordial para qualquer projeto de criação de sites.

Um blog não apenas permite alimentar um site com uma boa frequência de conteúdo, como também é o espaço ideal para relembrar temas abordados em um post anterior, e dessa forma retroalimentar sua teia de links internos.

5. Seu site precisa ser agradável para o usuário: UX e Usabilidade

UX, User Experience ou Experiência do Usuário, são variações do mesmo termo que se refere ao conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com seu site.

De uma forma geral, UX é o grupo de técnicas que contribuem para uma melhor experiência do visitante. Nesse contexto, são extremamente importantes também questões de usabilidade. Ou seja, a estrutura de desenvolvimento do site precisa ser pensada visando a facilitação do acesso e uma boa experiência de uso a todas as pessoas.

 

 

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