Existe uma máxima na gestão de social media que diz que tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado. Um dos principais erros de quem inicia um trabalho nas redes sociais é deixar de avaliar aquilo que funciona para eliminar das estratégias tudo o que não dá certo.

Falar sobre análise de performance pode parecer algo assustador para quem não está acostumado. Você já deve estar imaginando vários gráficos e números em relatórios incompreensíveis.

Mas já pode ficar tranquilo. Utilizando as ferramentas corretas e, principalmente, sabendo quais são as métricas mais importantes avaliar, tudo se tornará mais simples. Faça das KPI’s suas melhores aliadas na gestão de social media!

O que significa KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance, que são as métricas mais importantes e relevantes para medir o andamento, em nosso caso, da gestão de social media.

Então, basicamente, é tudo aquilo você precisa de fato observar quando for examinar os seus resultados.

Mas fique atento! Uma boa KPI é aquela possível de ser medida. Tome, portanto, cuidado com métricas que não podem, ou são difíceis, de se obter mensuração.

Por isso, a ideia desse post é destrinchar os melhores critérios de acompanhamento numa das principais redes sociais da atualidade.

Os 5 principais indicadores de desempenho no Facebook

A criação de uma página no Facebook hoje é, potencialmente, tão importante quanto a criação de um site para qualquer negócio.

O processo de construção de autoridade na rede passa diretamente por uma página bem sucedida na rede social que é líder mundial no total de usuários cadastrados.

Engana-se, porém, quem acha que sucesso de uma fanpage se resume apenas ao número de curtidores. Não se deixe levar por métricas de vaidade, que, embora façam bem ao ego dos envolvidos, nem sempre se transformarão em conversão.

Os indicadores de performance de uma página vão muito além desses números, por isso listamos as 5 KPI’s mais importantes do Facebook:

Engajamento

Sua audiência interage com suas postagens? Como ela interage? E você responde a todos os comentários? Interage com seus seguidores?

Incentivar o público a interagir com sua marca é essencial para toda estratégia de branding digital. Compartilhamentos e comentários, por exemplo, tem peso maior no engajamento que reações. Isso porque se trata de um passo mais próximo da conversão, no funil de vendas.

Alcance

Quantas pessoas estão vendo suas postagens? Quantos novos seguidores você angariou a partir de uma publicação?

Para estimular o crescimento do alcance das suas postagens, é preciso levar em consideração que, especialmente num primeiro momento, é preciso ir além do orgânico.

O cenário atual demonstra que impulsionamento pago no Facebook se faz necessário para alavancar algumas métricas.

No entanto, essa não é a única saída para que o alcance de seu conteúdo cresça. Principalmente depois que alguma autoridade tenha sido conquistada.

Leve em conta a regularidade das postagens, a relevância do conteúdo postado, os horários das publicações, etc.

Crescimento no número de fãs

O número de fãs da sua página está crescendo? O que você faz para incentivar este crescimento?

O total de curtidores de uma página ainda é entendido como a principal KPI do Facebook. Porém, este número pode não ter valor se sua página estiver estagnada.

Se esta métrica tem dificuldades para crescer, então alguma coisa não está dando muito certo.

É necessário estimular o crescimento do alcance das suas postagens para que o seu público, consequentemente, cresça.

Mas atenção! Cuidado com quem são esses curtidores. Algumas estratégias como o impulsionamento pago para curtidas da página, ou pior, a compra de likes, não são nada indicados.

Essa tática apenas trará para a sua base de fãs pessoas desinteressadas no seu conteúdo, e poderá prejudicar seu alcance de maneira avassaladora.

Frequência de posts

Você posta com que frequência? Quais posts estão performando melhor?

O que define a presença de uma marca nas redes sociais é a frequência com a qual ela publica conteúdo.

Cada marca, e nicho de negócio, exige uma periodicidade diferente,  mas publicar é de extrema importância para o sucesso de uma estratégia de presença horizontal.

Em paralelo, se deve verificar qual tipo de post melhor performa, cruzando com as informações de público e horário, para dar continuidade as estratégias bem sucedidas e eliminar aquelas que não funcionam.

Avaliações

Seus clientes avaliam o seu serviço nas mídias sociais? Como é a sua reputação na internet?

A gente sabe que o Facebook permite que seus usuários avaliem páginas de empresas. Mas você já parou para ponderar sobre o quanto isso pode influenciar em suas conversões?

A opinião de pessoas reais – e especialmente conhecidos, hoje em dia conta muito mais na decisão de compra que artistas testemunhando pela qualidade de um produto ou serviço.

Por isso, manter uma avaliação positiva é extremamente importante, e uma das métricas sobre as quais deve-se mantes constante olhar.

Agora que você já sabe quais são as 5 principais KPIs para se observar na gestão de social media, que tal curtir nossa fanpage para sempre receber nosso conteúdo em primeira mão? Curte lá!

 

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